Associação Brasileira dos Profissionais de Golfe

PGA do BRASIL – Brasil PGA
MASTER PROFESSIONAL – Maestria em Golfe

Regras do Programa

Após completarmos 50 anos de existência, a PGA do Brasil/Brasil PGA tem o prazer de comunicar e continuar o programa de “Maestria” da entidade.   Um trabalho que foi idealizado e realizado sob o comando de Luiz Martins e Antônio Nascimento. Também colaboraram com desenvolvimento do programa os profissionais, Juan Miguel Cavalieri, Henrique Holanda, Patrick Caussin, Eduardo Caballero, Federico German e Peter Dam.   O objetivo principal é reconhecer e graduar os profissionais de golfe mais destacados durante a carreira no golfe.  Este programa para Maestria em golfe, se realiza em todos os países do mundo com entidades similares e é considerado o título de nível mais alto na indústria. Nosso programa, foi implantado em 1997 juntamente com o projeto de valorização do profissional nacional, e seguiu ano após ano até os dias de hoje. É para nós, motivo de orgulho poder dizer que em gestões passadas sempre se respeitou o sistema e, continuaram a reconhecer aquele profissional que durante toda vida se esforçou significativamente para melhorar como pessoa e como profissional de golfe, também manter um grau de excelência na indústria do golfe em todo o território nacional. Os primeiros títulos de maestria foram concedidos aos profissionais com mais de 20 anos de carreira que comprovaram relevantes serviços prestados a categoria e a indústria do golfe ao logo da história.

O Certificado Master Professional é concedido aos membros da PGA do Brasil que atingiram os mais altos padrões de gestão em operações do golfe como profissionais. Reconhecido como um prêmio de prestígio ao profissional da indústria, o Certificado Profissional Master é alcançado através de um processo de três etapas:

  • Primeira Fase – Experiencia, Formação e Educação.

Os candidatos devem ganhar um mínimo de 25 Créditos para completar a Primeira fase. Os créditos são concedidos por uma variedade de itens que somam os anos de experiência profissional nas operações do golfe, trabalhando na educação e no ensino formal e informal.  Os créditos adquiridos em outros PGAs ou quaisquer Créditos do PGA do Brasil podem ser usados para o primeiro Estágio.

O primeiro estágio do Certificado de Maestria está aberto a todos os profissionais associados devidamente registrados e, em dia com suas obrigações junto a entidade.

Para avançar para os estágios dois e três, os candidatos devem estar ocupando cargos de Gerente de Clube, Profissional de Driving Range, Profissional de Escola ou Academia, Head Profissional ou Profissional de Clube, Federação ou Confederação, Academia, e atender aos seguintes requisitos:

  1. Mínimo de quinze anos trabalhando na indústria sendo membro profissional da PGA do Brasil /Brasil PGA.
  2. Mínimo de três anos trabalhando na indústria como Head Pro de Clube / Profissional de Clube e/ou Gerente de Clube.
  3. Mínimo dois anos trabalhando em seu clube de golfe atual na posição de Head Pro/ Club Professional e/ou Gerente de Clube.
  • Segunda Fase – Avaliação do funcionamento de um clube de golfe.

Realizado por dois Profissionais Master, durante a época de baixa temporada o candidato será submetido a uma inspeção para avaliar o funcionamento do clube de golfe. A inspeção compreende oito áreas: Organização de Pessoal; Gestão financeira; Controle de RH; Comunicação Gerencial; Programa de Desenvolvimento Educacional (iniciante, regular e avançado e outros); Operações de Torneios; e Operações de Campos de Golfe.

  • Terceira Fase – Etapa de testes de conhecimentos e apresentações.

Os candidatos farão três exames no período de de três horas, um Estudo de Caso, demonstração e explicação de diferentes tacadas e um trabalho técnico. Realizados duas vezes por ano, os exames são escritos e examinados pela Comissão de Maestria composta por Profissionais Masters que nomeará dois avaliadores para cada encontro. Ambos os exames devem ser concluídos e bem-sucedidos para a conclusão e aprovação do Certificado de Maestria em Golfe.

As etapas, devem ser feitas para que a avaliação das “Operações” de um clube de golfe seja concluída antes que o candidato se torne elegível para fazer os exames.

Ao se tornar um Master, o professional deve ganhar 10 créditos a cada ano, a fim de manter o status de Master Professional. Esses dez pontos, poderão ser adquiridos com o Programa de Mentoria Profissional e/ou participação na Escola Anual.

Comissão de Maestria – Membros Efetivos

Luiz Martins – Presidente da Comissão – Antônio Nascimento – Federico German – Eduardo Caballero – Patrick Caussin – Aniso dos Santos – Peter Dam – Henrique Hollanda –– Luiz Carlos Pinto – Miguel Cavalieri – Manuel Fernandes – Júlio Azevedo.

Lista completa dos Profissionais Master: