Head Golf Professional: O que significa essa função?

Head Golf Professional: O que significa essa função?

13 de novembro, 2024

Esse é um assunto de interesse geral no Brasil. Dirigentes e golfistas em geral, devem ter conhecimento exato dessa figura que cumpre um papel importante no dia a dia das operações de golfe de um clube.

Se você é sócio de um clube de golfe, as chances são boas de que você interagiu com o Head Pro do seu clube. Normalmente esta pessoa é responsável pelo Pro Shop, pelo campo de golfe, pela área de instrução e organização de eventos, enfim, responde por todas as vertentes das diferentes áreas das operações do golfe. Eles, normalmente são experientes, com vasto conhecimento, super amigáveis e dispostos a oferecer conselhos e orientação.

Como o nome de seu trabalho sugere, os “profissionais de golfe” são pagos por sua capacidade de jogar golfe. Enquanto muitos profissionais aspiram a se tornar grandes nos Tours pelo mundo, outros estão mais do que felizes em se tornarem profissionais de clubes trabalhando em clubes de golfe locais. Muitos dos profissionais de clubes, são ex-jogadores dos tours, o que os coloca em melhores condições em relação a outros que não viveram tal experiencia.

Então, este artigo explicará tudo o que você precisa saber sobre o papel do profissional de golfe principal, e vamos ajudá-lo a decidir se este trabalho/cargo/função frequentemente procurado, se encaixa para você.

O que é um Head Golf Professional?

O Head Pro, é o profissional de golfe principal, e tem uma função fundamental em qualquer campo de golfe. O Head Pro está normalmente trabalhando para manter a harmonia entre os sócios e os diretores de um clube. Ele pode ter base na loja do clube (pro-shop) ou no escritório junto a diretoria. Ele possui experiencia de anos como jogador, organizador de eventos, instrutor de jogadores iniciantes, intermediários e avançados, possui conhecimentos de manutenção de campos de golfe de primeiro e segundo escalão, comanda e orienta os profissionais, starters, marshalls do campo, orienta e assiste a todos os sócios e visitantes do clube. Em suma, todos os assuntos particularmente relacionados a questões das operações do golfe de um clube de golfe.

A maioria dos profissionais de chefia também conhecem muito bem como organizar eventos e torneios para o clube e/ou não, para isso, contratam um responsável para organizar e gerenciar torneios e eventos, lidar com as pontuações e submetê-las ao Head Pro para depois ser divulgado.

Para se tornar um Head Profissional de Golfe, você precisa ser um membro ativo da Associação de Golfistas Profissionais (PGA). No Brasil é a PGA do Brasil – Associação Brasileira dos Profissionais de Golfe, que representa, forma, capacita, orienta e atualiza os profissionais de golfe. Por essa razão, não é um trabalho fácil nem aberto a todos. Normalmente as PGAs fornecem todo o conhecimento e informações aos seus membros nos cursos de capacitação e especialização profissional. Abaixo daremos uma olhada mais aprofundada no papel do Head Golfe Professional em detalhes.

O que faz um Head Golf Professional?

O trabalho de um profissional de golfe é muitas vezes variado e inclui uma ampla gama de tarefas diárias, deveres e responsabilidades. A maioria dos profissionais de clubes de golfe é responsável por alguns ou todos os seguintes setores:

  • Prestar assistência e aconselhamento a todos os golfistas que jogam no campo.
  • Ministrar aulas a jovens, jogadores de todos os níveis, golfistas e iniciantes.
  • Gerenciar a loja pro-shop, garantindo atualização do estoque.
  • Organizar eventos e competições do clube.
  • Ligação profissional com outros departamentos, alimentos e bebidas, superintendência de campo, atenção ao socio e gerencia para garantir que o campo de golfe funcione sem problemas.

Trabalhar como Head Pro em um campo de golfe é uma excelente maneira para aqueles que obtiveram o registro como PGA Professional com ampla experiência na indústria através dos cursos de capacitação da entidade PGA.
Também é uma boa carreira para recorrer se eles não se tornarem grandes no PGA Tour ou em outros tours associados, considerando a natureza competitiva do golfe de elite nos Estados Unidos, Asia e Europa.

O que faz um bom Head Pro?

Em primeiro lugar, um bom Head Pro precisa ser no mínimo um profissional de golfe Classe A com habilidades de jogo excepcional. Fazer isso como profissional e ser membro da PGA está longe de ser fácil, ao chegar a esse nível automaticamente mostra que uma pessoa alcançou um nível impressionante como golfista. Ser um profissional PGA garante que os profissionais registrados são realmente profissionais para atender as necessidades do seu clube.

Profissionais de sucesso também são altamente simpáticos e gostam de interagir com os jogadores e visitantes. Um de seus principais papéis é oferecer conselhos e orientação a todos os jogadores, por isso é importante que o Head Pro tenha um bom nível de conhecimento e saiba usar modos amistoso e sempre um sorriso cordial no atendimento ao cliente.

Os Head Pros, também precisam ser organizados, pois normalmente precisam fazer malabarismos com várias funções a qualquer momento. Além de manter os níveis de estoque na loja, o Head Pro também precisa atualizar sua agenda diária para aulas e manter-se atualizado sobre todas as próximas competições de golfe. O Head Pro, não precisa fazer tudo mas precisa sim, conhecer e saber como administrar tudo nas operações do golfe.

Em última análise, é um trabalho relativamente desafiador, por isso é importante que os profissionais na função de Head Pro sejam organizados e eficientes no gerenciamento de suas tarefas diárias.

Como você se torna um Head Golf Pro?

O primeiro e mais importante requisito para se tornar um profissional de golfe é obter o registro em uma PGA. Para obter a certificação como profissional, você precisará ser um golfista de elite e conseguir um emprego em um campo relacionado ao golfe, inicialmente como assistente de uma profissional de clube. Você pode começar sendo um Caddie no clube de golfe. Depois de 5/10 anos trabalhando nessa função, você aprendera muitas coisas relacionadas a profissão a que se refere esse artigo. Você também pode fazer parte do grupo de jogadores juvenil da escola de golfe do clube e, ao alcançar a categoria Scratch poderá se tornar um profissional.

Você precisará completar o PAT, o que é conhecido como o Teste de Habilidade de Jogo. O próximo passo é concluir alguns cursos de qualificação PGA. Eles incluem campos relacionados à história do golfe, as regras do jogo, instrução e a constituição da PGA. Para passar, você precisará atingir uma pontuação mínima em todos os testes.

Em outras palavras, a PGA quer ter certeza de que você é bom o suficiente para fornecer educação a outros jogadores. É necessário afirmar definitivamente, para não estimular dúvidas que somente um Profissional PGA pode ajudar qualquer golfista a melhorar, aprender ou corrigir erros no swing de golfe.

Por último, mas não menos importante, você precisará concluir o Curso de Head Pro onde consta um campo relacionado das diferentes áreas e vertentes do gerenciamento das operações do golfe. Como você pode ver, os requisitos são extensos, e não é fácil se tornar um Head Pro, mas é um trabalho extremamente gratificante se você se dedicar a aprender e executar.

Qual é o salário médio de um Head Golf Pro?

De acordo com os PGAs, o salário base médio para profissionais de golfe nos Estados Unidos é de US $ 45.000 por ano. Embora para os americanos isso não seja uma grande quantidade de dinheiro, é um excelente ponto de partida para construir sua carreira. No Brasil, a média do salário dos Head Pros, note que muitos deles sem preparo, conhecimento ou experiencia na função, gira em torno de R$60,000/R$ 96,000 por ano.

Muito embora o Head Pro deva estar presente no clube, alguns deles também competem em torneios regionais e nacionais. Isso é possível quando se tem uma equipe competente que permite a ausência do chefe por alguns dias. É nesse momento que o Assistente a Profissional começa seu estágio de comando nas operações do golfe. Isso dá aos profissionais a oportunidade de completar seus ganhos com prêmios em dinheiro, mas realmente depende apenas de quão bem-sucedidos eles são nos torneios em que participam.

Ao contrário da crença popular, são apenas os jogadores que se tornam grandes no PGA Tour que ganham enormes somas de dinheiro. Nem todos os profissionais têm essa sorte! Para a maioria dos golfistas profissionais, a realidade é muito mais humilhante, e eles normalmente só ganham um salário digno de acordo com outros empregos que estão disponíveis em campos de golfe. Muitas vezes dependem de decisões de dirigentes que na maioria das vezes vem o profissional como um problema, quando na verdade deveriam ver esse profissional como uma solução. Clubes tradicionais com grandes histórias, se tornaram grandes por tratar o profissional como a opção profissional de desenvolvimento do golfe interno do clube.

Head Golf Pro vs Director de Golfe – Qual é a diferença?

Antes de tudo, saiba que o Diretor de Golfe é um Profissional “Classe A” e um ex-Head Pro que possui mais de 10 anos de experiencia atuando na função. Alguns campos de golfe anunciam a necessidade de um Head Pro, enquanto outros procuram um diretor de golfe. Na realidade, os papéis são muito semelhantes, se não os mesmos. O diretor de golfe é responsável por gerenciar todos os aspectos do negócio de golfe, desde o agendamento de tee times até a organização de competições de clubes.

No entanto, em alguns clubes, um diretor de golfe e um head pro podem trabalhar juntos. Neste caso, o chefe dos profissionais se reportaria ao diretor de golfe, que seria responsável por supervisionar tudo o que acontece no campo e nos departamentos relacionados.

Novamente, para ter sucesso como diretor de golfe, você precisa ter uma excelente compreensão do jogo e ser um jogador talentoso e altamente qualificado. Você também precisa ser bem-organizado e eficiente, pois você será encarregado de realizar várias funções diariamente.

Então, se o trabalho para o qual você está se candidatando está listado como um Head Profissional de golfe ou Diretor de golfe, as habilidades, a experiência e os requisitos para cada posição provavelmente serão semelhantes.

Head Golf Professional Descrição do Trabalho: Eu tenho as habilidades?

Crucialmente, para conseguir um papel como um Head Pro (profissional chefe), você precisa ser altamente qualificado. Como o título do trabalho sugere, você precisa ser um golfista profissional e fazer parte do PGA. Isso significa que o trabalho só é acessível a jogadores no nível de elite do jogo de golfe.

Existem outras funções que você pode desempenhar em campos de golfe sem precisar se tornar um golfista profissional, incluindo ser um Caddie, starter, superintendente, e Marshal, ou até mesmo um membro da equipe de hospitalidade.

Mas para ter sucesso como um profissional de golfe principal, em primeiro lugar, você precisa ser um golfista profissional qualificado. Além disso, você precisará possuir todas as outras habilidades e conhecimentos já mencionados neste artigo.

Se você não estiver pronto para se tornar profissional, você sempre pode se candidatar a um papel como assistente profissional, instrutor assistente ou para qualquer outra posição dentro de um campo de golfe que não exija a associação à PGA como pré-requisito. Lembrando que como assistente, você terá a indicação do Profissional para se tornar membro da PGA. Esse é o caminho mais fácil para quem realmente deseja ir longe na indústria do golfe.

Como você descreve um Head Golf Pro em um currículo?

É importante elaborar e explicar seus papéis e responsabilidades em detalhes ao descrever o profissional de golfe em um currículo. Isso ocorre porque a função engloba vários deveres e tarefas, por isso é útil deixar claro pelo que você foi responsável.

Além de se concentrar em suas habilidades e realizações como profissional, explique as habilidades de gerenciamento e organização que você desenvolveu como resultado de seu emprego, pois essas habilidades transferíveis o colocarão em boa posição à medida que você se candidatar a empregos no futuro.

Também é útil entrar em detalhes sobre suas tarefas diárias como profissional de golfe e detalhar exatamente o que se espera de você enquanto realiza seu trabalho diário. Afinal, quanto mais experiências você puder relacionar em seu currículo que sejam relativas ao trabalho para o qual você está se candidatando, maior a probabilidade de você receber uma entrevista.

Conclusão

Muitos golfistas amadores sonham com o dia de se tornarem profissionais. Embora muitas pessoas sonhem em imitar alguns profissionais brasileiros que se tornaram grandes no Tour de profissionais, a realidade é que muitos outros golfistas trabalham como profissionais de clubes em diversos campos de golfe em todo o Brasil.

Portanto, se você é um jogador de elite e está interessado em tomar as medidas necessárias para se tornar um golfista profissional, não se esqueça com a PGA, você pode achar que um emprego como profissional chefe – Head Pro em um clube de golfe em seu estado perfeitamente adequado para você.

Mirco Espejo
Coordenador de Imprensa

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *